
JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTACAPITAL NA COBERTURA DO 
“ESCÂNDALO DO MENSALÃO” 

 
THE POLITICAL CORRUPTION SCANDAL IN BRAZIL. ANALYSIS OF THE PRESS 

COVERAGE 
 
 

Mtr. Tomás Eon Barreiros 
tomas@unicenp.edu.br 

 
Lic. Danilo Amoroso 

damoroso@terra.com.br 
 

Centro Universitário Positivo (UnicenP) 
Brasil 

Resumen 

O presente artigo analisa a cobertura jornalística do chamado “escândalo do mensalão” 
feita por duas revistas brasileiras, Veja e CartaCapital. O objetivo deste trabalho é demonstrar 
a influência do posicionamento político na cobertura jornalística. A análise comparativa entre os 
dois veículos mostra que Veja explicitou uma tendência contrária ao candidato e depois 
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Carta Capital apoiou abertamente a candidatura 
de Lula em 2002 – esses posicionamentos influenciaram a cobertura dos fatos relacionados ao 
“escândalo do mensalão”, conforme se depreende da comparação entre as capas dos 
periódicos referentes à cobertura analisada e entre matérias publicadas nos dois veículos 
sobre o mesmo tema. Enquanto Veja procurou sempre atacar o presidente (e também seu 
partido e seu governo), considerando-o culpado a priori, CartaCapital, ao contrário, buscou 
isentar o presidente de culpa nos episódios referentes ao escândalo, chegando a omitir 
informações e preservando ao máximo a imagem de Lula. 

 

Palabras claves: Meios de Comunicação, Jornalismo, Objetividade, Informação Jornalística. 

 

Abstract  

The present article analyzes the press covering of the “scandal of mensalão” made by 
two Brazilian magazines, Veja and Carta Capital. The objective of this article is to demonstrate 
the influence of the political bias in the press covering. The comparative analysis between the 
two vehicles shows that Veja explicitly sustained a contrary trend to the candidate and later 
president Luiz Inácio Lula da Silva, while CartaCapital openly supported his candidacy in 2002. 
These two different political opinions influenced the covering of the facts related to the “scandal 
of Mensalão”, as it is inferred from the comparison between the covers of both periodics and 
between reports on the subject published by them. While Veja always attacked the president 
(and also his party and his government), considering him guilty a priori, Carta Capital, in 
contrast, tried to exempt the president from the guilt in the referring scandal episodes, coming to 
the point of omitting information and preserving Lula’s image as much as possible. These two 
previously assumed positions resulted in the creation of two “different truths” in relation to the 
“scandal of mensalão”. 

 

Key words: Mass Media, Journalism, Objectivity, News. 

 

(Recibido el 30/11/07) 
(Aceptado el 04/03/08) 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

120  

 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Introdução 

 tema deste trabalho é a influência do posicionamento político na cobertura 
jornalística. A pesquisa pretende mostrar como a posição editorial previamente 
assumida por um veículo de comunicação pode prejudicar a divulgação dos 

fatos. Embora ainda persista em manuais de grandes veículos da imprensa brasileira como 
valor do bom jornalismo, a “objetividade” – por vezes até alardeada como fator de qualidade 
jornalística em campanhas publicitárias para atrair leitores – é um mito insustentável que fica 
evidente na comparação de veículos com diferentes linhas editoriais. 

É o que se procura demonstrar neste estudo, a partir da análise da cobertura do 
chamado “escândalo do mensalão” por dois veículos brasileiros de circulação nacional. Foram 
escolhidas as revistas Veja e CartaCapital como objeto de estudo. Veja foi selecionada por ser 
a revista de maior circulação no Brasil, considerada referência no jornalismo de revista 
brasileiro, e por explicitar uma tendência contrária ao candidato e depois presidente Luiz Inácio 
Lula da Silva. CartaCapital foi escolhida por ter apoiado abertamente a candidatura de Lula em 
2002. 

São comparados textos e capas de edições desses veículos com a mesma data de 
publicação. A análise de conteúdo é baseada na valoração positiva ou negativa atribuída por 
esses veículos ao presidente, a seus aliados, a seu governo e ao Partido dos Trabalhadores, 
evidenciada nas capas e textos das duas revistas. A análise comparativa entre os dois 
veículos foca-se especialmente em edições do segundo semestre de 2005, período crucial 
para os desdobramentos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérido (CPMI) dos Correios, 
que gerou diversas denúncias contra o governo Lula. Nos dias 10 e 17 de agosto, principais 
datas da análise, Veja apontou em suas capas a possibilidade de impeachment de Lula; por 
isso, essas edições foram escolhidas. As edições de Carta Capital publicadas nos mesmos 
dias, por sua vez, não fizeram nenhuma referência a um possível impeachment.  

Enquanto uma revista toma uma posição quase “golpista”, outra poderia ser 
considerada “chapa-branca”, conforme o jargão jornalístico define os veículos de sustentação 
ao governo. Essas posições dos veículos influenciaram suas coberturas jornalísticas de modo 
a criar diferentes realidades em relação ao “escândalo do mensalão”. 

 

Opinião x informação 

Por natureza, o jornalismo é ideológico. Em seu tempo de afirmação, diz José 
Marques de Melo, “o jornalismo caracterizava-se pela expressão de opiniões. Na medida em 
que a liberdade de imprensa beneficiava a todos, as diferentes correntes de pensamento ou os 
distintos grupos sociais se confrontavam através das páginas que editavam” (Melo, 2003: 23). 

Conforme Luiz Amaral,  

“Até a primeira metade do século XIX não havia preocupação, 
por parte do editor e do leitor, com equilíbrio e imparcialidade. 
Como a imprensa era sobretudo político-partidária, comprava-
se (assinava-se) jornal para saborear a versão parcial dos 
acontecimentos e para se ler as críticas aos adversários, 
quase sempre pessoais, procedentes ou não, e 
invariavelmente em termos fortes, quando não afrontosos” 
(Amaral, 1996: 26). 

Não era objetivo desse jornalismo publicista oferecer informação objetiva e isenta, mas 
ganhar adeptos para as idéias defendidas. O principal responsável pela mudança na condução 
do jornalismo foi o capitalismo (cfr. Amaral, 1996; Pereira JR., 2001). Nos Estados Unidos, 
tomou corpo o jornalismo industrial, que vendia a notícia como mercadoria. Ganhava força o 
jornalismo informativo, que 

“afigura-se como categoria hegemônica, no século XIX, 
quando a imprensa norte-americana acelera seu ritmo 
produtivo, assumindo feição industrial e convertendo a 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

121  

O 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

informação de atualidade em mercadoria. A edição de jornais e 
revistas que, nos seus primórdios, possui o caráter de 
participação política, de influência na vida pública, transforma-
se em negócio, em empreendimento rentável” (Melo, 2003: 
24). 

Para fazer de um jornal uma empresa rentável, era necessário conquistar mais 
leitores, atraindo assim o mercado publicitário. Para isso, era necessário transformar a notícia 
no simples relato desapaixonado do fato. 

“Menos partidarismo, menos preconceito, menos distorções, 
menos parti pris, mais leitores, mais anúncios, receita maior. 
(...). O mecanismo da mudança foi simples: ficou decidido que 
a notícia guardaria isenção e apareceria em sua forma crua, 
natural, sem interpretação. Os fatos, exclusivamente os fatos” 
(Amaral, 1996: 34). 

No Brasil, o jornalismo informativo consolidou-se na década de 1950, como resultado 
da concorrência dos veículos impressos com a TV, novidade que prometia arrebatar os 
leitores de jornais. “Os sistemas de difusão foram revolucionados, nas décadas de 40 e 50, 
com a chegada da TV. O seu crescimento afetou as outras indústrias culturais, entre outras 
coisas, em termos da competição pelo lucro na publicidade” (Pereira JR., 2001: 44).  

Os jornais diários adotaram uma aparente posição de neutralidade para conquistar um 
maior número de leitores, agradando o mercado publicitário e aumentando a renda dos 
veículos. A notícia com ar de imparcialidade pode conquistar públicos mais amplos. Foi por 
essa razão que a limitação das notícias a um suposto relato imparcial dos fatos foi tão 
cultuada na primeira metade do século XX. Apesar disso, embora 

“a objetividade fosse um autêntico valor profissional do 
jornalismo, na década de 30, era um valor que, segundo 
Michael Schudson, parecia desintegrar-se tão logo foi formado. 
Ela se tornou um ideal exatamente quando a subjetividade 
passou a ser encarada como inevitável por ser insuperável na 
apresentação das notícias” (Amaral, 1996: 62). 

Clóvis Rossi explica: 

“(...) entre o fato e a versão que dele publica qualquer veículo 
de comunicação de massa há a mediação de um jornalista 
(não raro, de vários jornalistas), que carrega consigo toda uma 
formação cultural, todo um background pessoal, 
eventualmente opiniões muito firmes a respeito do próprio fato 
que está testemunhando, o que o leva a ver o fato de maneira 
distinta de outro companheiro com formação, background e 
opiniões diversas. É realmente inviável exigir dos jornalistas 
que deixem em casa todos esses condicionamentos e se 
comportem, diante da notícia, como profissionais assépticos” 
(Rossi, 2000: 10). 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

122  

Hoje, muitos grandes veículos impressos brasileiros apresentam-se (inclusive em suas 
campanhas publicitárias) como veículos informativos isentos, imparciais, objetivos, embora a 
realidade derrube o mito da objetividade. A suposta objetividade jornalística é ilusória, já que a 
informação passa pelo filtro de um sujeito, que seleciona a informação e a apresenta sempre a 
partir de um ponto de vista e de uma angulação determinadas. A “realidade objetiva” 
transmitida pelo jornal é sempre uma representação da realidade, construída a partir da 
manipulação dos dados pelo jornalista. Esses dados passam por inúmeros “filtros” subjetivos: 
a seleção da própria informação considerada relevante, a escolha dos aspectos mais 
importantes dessa informação e a construção da narrativa, por exemplo, são elementos que 
carregam necessariamente a subjetividade do jornalista que transmite a notícia. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Não obstante procurem apresentar-se aos leitores como neutros, isentos, imparciais, 
transmissores de uma informação “verdadeira” baseada na reprodução da realidade objetiva, 
muitos veículos mal escondem sob essa aparente neutralidade suas preferências políticas. 
Não é condenável, muito menos antijornalístico, que um veículo demonstre sua satisfação ou 
insatisfação a respeito de alguém ou algo, desde que explicitamente. O problema é esconder 
as opiniões sob uma aparência de objetividade e imparcialidade. 

A partir da necessidade de mostrar um jornalismo sem opinião, os veículos impressos 
criaram espaços delimitados para a expressão aberta de idéias, sem a obrigação de 
imparcialidade. Separar graficamente e bem distintamente colunas opinativas de reportagens 
“objetivas” é um recurso para criar a impressão  de que a opinião está reservada somente 
àquelas poucas seções: a existência desses espaços específicos para a manifestação da 
opinião faz o leitor supor que, nos demais textos da publicação, só vai encontrar informação 
objetiva e isenta de juízos de valor. 

Entretanto, não é o que acontece. O processo de produção jornalística, conforme já 
comentado, é permeado de escolhas subjetivas, de tal modo que não se pode dizer que o que 
está nas páginas dos veículos é informação objetiva e isenta. Os veículos, não obstante, 
escondem seu direcionamento editorial sob o véu de uma propalada isenção. 

 

As revistas 

Os jornais diários, antes da difusão dos meios eletrônicos de comunicação, eram os 
principais veículos de informações novas. Com o avanço dos veículos eletrônicos, os diários 
encontraram seu espaço oferecendo ao leitor um aprofundamento das reportagens – na 
impossibilidade de competir com a velocidade e o imediatismo dos meios eletrônicos, os 
impressos têm caracteristicamente uma profundidade maior no trato das informações. A 
competição dos impressos com os meios eletrônicos é um problema ainda maior no caso das 
revistas semanais de informação. As revistas acabaram por criar um modelo mais analítico e 
interpretativo de cobertura dos fatos. Um jornal diário vai de novidades e notícias quentíssimas 
a passado de museu em um curto período de 24 horas. No caso da revista, por ela. 

“dispor de um tempo maior para informar, analisar e interpretar 
o fato, a revista semanal de informações não busca extremos 
de imparcialidade. Além do mais, a imparcialidade é um mito 
da imprensa diária. Um mesmo texto pode conter informação, 
análise, interpretação e ponto de vista. Outra característica da 
revista semanal de informações é assumir mais 
declaradamente o papel de formadora de opinião” (Vilas Boas, 
1996: 34). 

Entretanto, mesmo que assumam “mais declaradamente” esse papel, as revistas não 
se apresentam como veículos de jornalismo opinativo – a opinião explícita também é separada 
graficamente das reportagens informativas, ou, mais propriamente, interpretativas: o 
jornalismo típico de revista é o jornalismo interpretativo, que busca não apenas informar 
acerca dos fatos, mas buscar os antecedentes, a contextualização e as conseqüências dos 
fatos noticiados. Veja-se o que afirma a publicação “A revista no Brasil” sobre a revista Veja, 
criada em 1968: “nos moldes da americana Time, (...) com a disposição de ir além da mera 
resenha da semana, servindo ao leitor coberturas exclusivas e, sobretudo, interpretação: o 
contexto em que o fato se deu, seus possíveis desdobramentos e conseqüências” (2000: 60). 

A revista CartaCapital, por sua vez, teve seu primeiro exemplar datado de 1994. Quem 
assina o editorial número 1 é Mino Carta, evidenciando o destaque aos assuntos políticos da 
nova publicação e o desejo de influenciar os detentores do poder: 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

123  

“[...] uma CARTA Capital endereçada ao coração do poder. De 
fato, ela vai falar de e para aqueles que, nos mais diversos 
níveis, decidem os destinos de comunidade. Aqueles que 
teriam de dar o exemplo ao escolher as melhores rotas com os 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

olhos voltados para os interesses da sociedade toda” (Carta, 
1994). 

As duas revistas têm linhas editoriais distintas. Com base na ideologia daqueles que 
controlam um veículo informativo, estabelece-se sua linha editorial, que condiciona que tipo de 
informação será divulgado, de que maneira o será e quem terá voz no veículo. 

Lembra Melo (2003) que escolher os temas que comporão uma edição de jornal ou 
revista é a primeira maneira de expor a ideologia de uma empresa jornalística. A decisão 
sobre o que é e o que não é notícia acaba sendo fruto de critérios subjetivos dos responsáveis 
pela seleção da informação a divulgar. Essa seleção representa a visão que um veículo possui 
do mundo, e é a principal maneira de o veículo expressar suas idéias. A seleção da 
informação de um veículo determina sua linha editorial. Os filtros ideológicos estão presentes 
nas etapas do processo produtivo de uma notícia, desde a escolha do que será ou não 
divulgado, passando pelo enfoque que será dado (pauta), como será pesquisado (cobertura), 
quem ganhará voz dentro do veículo (escolha das fontes), até a última filtragem do que foi 
apurado (edição ou copy-desk). 

A pauta direciona o percurso do repórter e indica o ângulo sob o qual o assunto deverá 
ser tratado. Esse ângulo é definido por um seleto grupo dentro da redação. São pessoas 
diretamente ligadas aos interesses ideológicos e comerciais da empresa – editores, pauteiros, 
chefe de reportagem, editor-chefe, dirigentes. São esses, segundo Melo (2003), os 
encarregados de orientar a opinião do veículo. 

O relacionamento e a escolha das fontes também são determinantes para a orientação 
ideológica de uma empresa jornalística – a consulta a certas fontes e não a outras conduzirá a 
informação numa determinada linha.  

Depois de produzido o texto pelo repórter, esse texto, para ser publicado, precisa 
passar pelo último filtro: a figura do copy-desk. Hoje, essa figura, em grande parte dos 
veículos, foi substituída por profissionais com funções que carregam outras denominações, 
como editor de página ou simplesmente editor. O termo copy-desk está caindo em desuso. É 
função do editor corrigir eventuais erros, reordenar parágrafos, se preciso, enfim, fazer as 
correções necessárias. O editor exerce essa função, mas seu trabalho não se limita às 
características textuais: ele é o microfiltro ideológico, a última peneira da produção jornalística, 
com função e autonomia para barrar aquilo que não convém à linha editorial da instituição 
jornalística. O editor é o vigia da empresa. 

A organização vertical de uma empresa jornalística, que permite a supervisão da 
redação por parte dos organizadores, e a maneira como é exposta a opinião assinada em um 
jornal diário, a fim de isentar o veículo que a divulga, atrela a orientação ideológica àqueles 
que controlam a instituição. A execução dessa orientação é dever dos repórteres e editores. 
Eventuais impasses e desacordos são inicialmente discutidos. Advertências aos repórteres 
podem acontecer. Em casos mais graves, pode até ocorrer o desligamento do repórter da 
instituição. 

A expressão opinativa por parte de um veículo acaba sendo fruto de um acordo entre 
todos os integrantes de sua redação e seus superiores. A direção determina um ângulo mais 
específico da cobertura de um assunto. Editores e repórteres, em provável consenso com o 
que foi determinado, executam a tarefa. Cada um cumpre seu papel, o que não gera uma 
batalha pelo controle ideológico. Há um interesse natural de elevação de cargos na empresa, 
inibindo nos jornalistas atitudes contrárias às orientações da direção. 

Portanto, em que pese a suposta neutralidade ou imparcialidade que o veículo se 
atribua (inclusive explicitamente em campanhas publicitárias, como é freqüente acontecer), há 
uma ideologia que permeia a publicação, definida pela sua linha editorial, que se choca com 
qualquer idéia de “objetividade”. 

É o que se pode depreender da cobertura do “escândalo do mensalão” feita por Veja e 
CartaCapital. 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

124  

 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Análise das revistas 

Feitas essas considerações prévias, cabe agora fazer a análise das edições de Veja e 
CartaCapital. Antes de analisar matérias de Veja e CartaCapital do dia 10 de agosto de 2005, 
é interessante estabelecer o posicionamento desses veículos sobre Lula, desde o período 
eleitoral, em 2002. 

 

Capas de 2002 a 2005 

Para isso, foram escolhidas as capas com fotos, títulos ou manchetes referentes a 
Lula ou a qualquer de seus assessores ou membros do PT. Para definir se uma capa tem um 
tom negativo ou positivo, procuraram-se adjetivos ou outros elementos que demonstrassem 
juízo de valor, implícita ou explicitamente. Montagens de fotos também foram consideradas. 

De janeiro de 2002 até 10 de agosto de 2005, Veja publicou 184 edições. CartaCapital 
publicou 178 edições. Essa diferença no número de exemplares se explica pelo fato de a 
revista CartaCapital ter tido circulação mensal até abril de 2002, quando passou a ser 
semanal, como Veja. Das 184 edições de Veja, 30 (16,3%) mencionavam diretamente o 
presidente Lula, o governo dele, o PT (partido dele) e/ou seus assessores. A revista 
CartaCapital mencionou mais vezes o presidente: das 178 edições, 39 (21,9%) delas 
mostravam na capa imagens e/ou títulos referentes ao seu governo. 

Analisando-se essas capas, chega-se aos seguintes dados: 

1) CartaCapital deu mais destaque ao governo Lula no período. 

2) Veja apresentou em todos os anos tom desfavorável ao governo (24 capas com 
tom desfavorável: seis em 2002, cinco em 2003, cinco em 2004 e oito em 2005). 

3) CartaCapital mostrou total apoio a Lula em 2002 (18 capas com tom favorável) e 
2003 (seis capas com tom favorável). Porém, a partir de 2004, CartaCapital mudou 
o tom. Foram 11 capas desfavoráveis (cinco em 2004 e seis no primeiro semestre 
de 2005). 

4) Veja fez mais acusações do que apurações em suas capas. CartaCapital suscitou 
dúvidas e denúncias, mas não acusou nominalmente nenhuma pessoa. A partir de 
2005, a revista adotou uma linha mais prudente, ressaltando a necessidade de 
uma investigação maior sobre as denúncias que rondavam o governo. 

A partir da análise das capas, pode-se concluir que Veja não poupou críticas a Lula, 
enquanto CartaCapital demonstrou-se descontente, porém abriu mais espaço para a apuração 
das denúncias, sem fazer acusações. CartaCapital concedeu ao presidente o benefício da 
dúvida, poupando sua imagem e nome nas capas. Veja assumiu as denúncias como verdades 
e as usou como severas críticas. 

 

Capas de 10 e 17.ago.2005 

A seguir, são analisadas quatro capas das edições de 10 e 17 de agosto de 2005. 

 

Edições de 10.ago.2005 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

125  

A diferença temática e de cores é muito nítida entre as duas revistas. A capa de Veja 
tem um fundo preto. A manchete principal é “Lulla”, com os dois “l” pintados, um de verde e 
outro de amarelo, remetendo aos “caras-pintadas” e ao processo de impeachment do 
presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Acima dos dois “l” pintados, há uma foto 
pequena do presidente Lula, cabisbaixo. Tem-se a impressão de que ele está olhando para os 
“l” pintados, com um semblante preocupado e tenso. O subtítulo, logo abaixo da manchete, 
diz: “Sem ação diante do escândalo que devorou seu partido e paralisou seu governo, Lula 
está em uma situação que já lembra a agonia da era Collor”. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Na parte de cima da capa, há outra manchete, sobre um tom cinza-escuro: “O Diário 
da Crise”. O subtítulo diz: “Os 100 fatos e as mentiras mais absurdas ditas para esconder a 
corrupção”. 

A capa de CartaCapital tem temática, fotos e cores diferentes. A manchete principal 
diz: “Nos bastidores da Conexão Lisboa”. Há três subtítulos: “Valério, Dirceu, o orelhudo e a 
briga pelo controle da Telemig Celular”; “A lista da lama no Congresso”; “O PT reage e 
ameaça os fujões”. A capa tem como fundo uma foto cinza do então ministro-chefe da Casa 
Civil, José Dirceu, de cabeça baixa, com semblante perturbado. Há outra foto, menor, 
colorida, do publicitário Marcos Valério, considerado o principal articulador do esquema de 
corrupção na época. A temática principal desta edição de CartaCapital são as viagens de 
Marcos Valério a Portugal, que poderiam ser eventos-chaves no esquema de corrupção. O 
segundo subtítulo, “A lista da lama no Congresso”, é sobre a relação de políticos, tanto do PT 
quanto de outros partidos, que poderiam estar envolvidos em corrupção. 

A diferença mais gritante entre as capas são os desdobramentos da situação para 
Lula. Veja comparou a situação de Lula com a do governo Collor e mencionou a possibilidade 
de impeachment. CartaCapital sequer cogitou essa possibilidade. Estaria Veja sendo 
precipitada? Ou CartaCapital omissa? A análise das matérias das revistas esclarecerá essa 
diferença. 

 

Edições de 17.ago.2005 

A capa de Veja deste dia traz novamente Lula e seu provável impeachment. Toda a 
capa é preenchida com uma foto colorida do presidente durante um discurso. O semblante de 
Lula não é dos mais tranqüilos. Pelo contrário, é possível perceber uma pessoa preocupada. 

A manchete diz: “A luta de Lula contra o impeachment”. A palavra impeachment 
aparece destacada em tamanho maior e cor amarela. O subtítulo: “A defesa do presidente na 
televisão não convence e ele perde a chance de explicar o escândalo” revela o tom opinativo 
de Veja. 

Na parte de cima da capa, sobre um fundo amarelo, mais três manchetes. A primeira, 
à esquerda, diz: “Duda Mendonça diz que a campanha de 2002 foi paga com dinheiro sujo”. A 
segunda, ao lado, diz: “Preso, Toninho da Barcelona, doleiro do PT, quer contar tudo na CPI”. 
A terceira, à direita da capa, diz: “Hélio Bicudo: ‘Lula é mestre em esconder a sujeira embaixo 
do tapete’”. 

Nesta capa, Veja utilizou discursos alheios para demonstrar opinião, isentando-se do 
conteúdo acusador das declarações. Entretanto, como é óbvio, a própria escolha dessas 
declarações aponta um direcionamento negativo na capa. 

A capa da edição de CartaCapital tem o fundo preto. Na capa, quatro rostos: em 
primeiro plano, o presidente Lula; em segundo plano, um pouco acima e à esquerda de Lula, 
José Dirceu, com semblante nada feliz; um pouco acima e à direita de José Dirceu, o 
publicitário Duda Mendonça, com a mão no rosto, em sinal de descontentamento; acima de 
Mendonça, ao meio, Delúbio Soares, contador do PT, apontado como um dos articuladores de 
esquemas de corrupção. 

A manchete principal pergunta: “Qual é o tamanho da traição?”. Há três destaques na 
capa. O primeiro: “Diz Lula: ‘Não consigo fazer com que o Dirceu me conte a verdade’”. O 
segundo, logo abaixo: “Diz Tarso: ‘Não há futuro para o PT sem substituir o núcleo 
hegemônico do partido’”. A terceira: “A ‘revelação’ de Época foi contada por CartaCapital em 
2002". Aqui, um outro veículo informativo é citado. Raramente isso acontece. A exceção se 
deve ao desejo de desmerecer ou criticar a concorrente. 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

126  

Considerando a postura predominantemente pró-Lula e a manchete principal, pode-se 
dizer que Lula aparece como uma pessoa traída que está tentando solucionar a crise, mas 
encontra dificuldades para isso. Coincidentemente, CartaCapital utilizou os mesmos recursos 
que Veja. Veja usou declarações entre aspas para mostrar Lula como uma pessoa envolvida 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

com os escândalos do seu partido. Já CartaCapital utilizou esse recurso para mostrar uma 
outra pessoa, totalmente diferente: alguém traído e de mãos amarradas. 

 

Matérias de 10.ago.2005 

Para a análise que segue, foram selecionados trechos importantes de matérias de 
Veja e CartaCapital, sejam eles carregados de adjetivos ou fazendo explicitamente juízo de 
valor. 

A edição de Veja de 10.ago.2005 dedica 24 páginas à política nacional. São quatro 
matérias. Três delas foram citadas na capa. Mesmo sem destaque na capa, a matéria “O que 
Marcos Valério propôs aos portugueses” também será analisada, uma vez que o assunto está 
na capa de CartaCapital do mesmo dia. 

A primeira matéria, na página 56, tem o título “As cores da crise”. Lula é apontado 
como alguém que está deixando a turbulência em seu governo acontecer sem interrompê-la: 
“Lula a está conduzindo mais ao ritmo de cerveja e samba de seu ídolo Zeca Pagodinho: 
‘Confesso que sou de origem pobre / Mas meu coração é nobre, / foi assim que Deus me fez / 
E deixa a vida me levar / Vida leva eu / E deixa a vida me levar’.” 

No parágrafo seguinte, Veja publica uma declaração do então senador do PSDB 
cearense Tasso Jereissati: “O presidente está abusando da paciência ao fingir que não sabia 
de nada e ao adotar esse discurso de que os fatos são criados por uma oposição ressentida e 
pela imprensa. Exigimos que ele assuma sua responsabilidade. Assuma o papel de chefe. 
Chega de fingir que não sabe de nada, presidente! Chega de farsa!” 

Assim, por meio da reprodução de uma falha alheia em discurso direto, Veja critica 
Lula.  

Durante a matéria, o repórter Alexandre Oltramari afirma: “À medida que a CPI 
avança, os caminhos do dinheiro apontam com mais precisão para o Palácio do Planalto.” 
Para corroborar tal afirmação, são utilizados depoimentos do então deputado e líder do PTB 
na Câmara Federal, Roberto Jefferson, e de Duda Mendonça (marketeiro de Lula na 
campanha de 2002), durante as investigações da CPI do mensalão. 

Não são utilizadas frases textuais de Jefferson, apenas o contexto de seu depoimento. 
De Mendonça, são utilizadas duas falas: 1) “Eu trabalhei e recebi. De onde veio o dinheiro eu 
não sei. O problema é que nego é burro. Precisa roubar, pô? Eu não roubava quando era 
pobre. Não vai ser agora que eu sou rico que vou fazer isso”; 2) “Eu tô limpo. Nego que se vire 
para explicar.” Após a publicação da segunda declaração de Mendonça, Veja conclui: 
“Resumindo a história: uma parte da campanha do presidente foi paga com dinheiro 
repassado por Marcos Valério, que, é bom lembrar, tem contas de publicidade em várias 
empresas do governo.” 

A revista se refere ainda a uma suposta manifestação popular a favor do 
impeachment. Não mostra imagens dessa manifestação, não informa o número de 
participantes, nem onde teria ocorrido, apenas diz que aconteceu “na semana passada” 
(portanto, entre os dias três e nove de agosto). 

A matéria seguinte, intitulada “O embaixador da corrupção” (p. 60), trata de viagens de 
Marcos Valério a Portugal. Logo no primeiro parágrafo, o repórter Marcio Aith afirma que 
“Valério já tinha construído uma reputação além-mar, em Portugal, onde era recebido como 
um emissário do governo Lula.” Poucas linhas depois, a denúncia vai adiante: “Por ordem de 
Dirceu, Valério e o ex-tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri, teriam sido enviados a 
Portugal para recolher da companhia telefônica 12 milhões de reais ao PT e outros 12 milhões 
de reais ao PTB, a fim de ‘colocar em dia’ as contas dos dois partidos. A declaração foi 
baseada também no depoimento de Roberto Jefferson à CPI do mensalão.” 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

127  

No parágrafo seguinte, é utilizada uma frase de Jefferson para indicar que a corrupção 
estava acontecendo perto do presidente: “Tratei de todos os assuntos com vossa excelência, 
deputado José Dirceu, os republicanos e os não republicanos. Vossa excelência nos deixava à 
vontade para qualquer conversa na ante-sala do presidente da República”. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Em seguida, Veja afirma que Dirceu negou tal afirmação, porém foi logo desmentido 
por “novos fatos”, os quais “deram força às acusações de Jefferson”. A revista indica a 
existência de um documento enviado à CPI que comprovaria encontros de Dirceu com 
representantes de bancos portugueses. A revista também afirma que “os mensageiros do PTB 
e do PT viajaram para Portugal. Estiveram em Lisboa entre os dias 24 e 26 de janeiro deste 
ano, como indicara Jefferson.” 

Veja afirma que “se descobriu que Valério também esteve em Portugal em outubro de 
2004, ocasião em que se encontrou com o presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e 
Costa. Logo depois, Valério e Costa foram recebidos em audiência pelo então ministro de 
Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, António Mexia.” A revista ainda 
afirma que Mexia disse a um semanário português ter recebido Valério na qualidade de 
“consultor do presidente do Brasil, a pedido de Miguel Horta e Costa”. Poucas linhas adiante, o 
repórter conclui o caso: “Ou seja, Valério foi recebido como consultor de Lula. Só não se 
apresentou como tal.” 

Na página 70, a matéria de autoria de Juliana Linhares e Julia Dualibi, intitulada 
“Dirceu, o ex-mestre dos disfarces”, acusa Dirceu de mentir em seus depoimentos. Há uma 
montagem de uma foto do então deputado com um longo nariz de madeira, numa alusão ao 
personagem Pinóquio. 

O segundo parágrafo da matéria começa do seguinte modo: “Dirceu mentiu quando: 
disse que desconhecia os empréstimos contraídos pelo PT via Marcos Valério, negou ter 
relação com a Portugal Telecom, declarou jamais ter proposto qualquer coisa ilícita a 
deputados ou partidos e afirmou estar distante do PT desde 2002. Mentiu também quando 
disse que ‘não é fato’ que seu assessor informal e fiel escudeiro Roberto Marques, o ‘Bob’, 
tenha sido autorizado a sacar 50.000 reais de uma conta do empresário Marcos Valério.” 

Para fortalecer tais afirmações, a revista preparou um quadro intitulado “O Deputado 
Pinóquio”, no qual aparecem afirmações literais de Dirceu, a situação em que elas teriam sido 
desmentidas e em quanto tempo o foram. São seis afirmações, das quais aqui se analisam 
algumas. A primeira: “Não tinha conhecimento desses empréstimos nem que a distribuição era 
feita pelo Banco Rural”. Segundo as repórteres, essa declaração foi desmentida pelo 
depoimento de Marcos Valério, no mesmo dia: “Na mesma terça-feira, Marcos Valério afirmou 
à Procuradoria Geral da República que os empréstimos feitos por ele em benefício do PT 
tiveram, sim, o aval de Dirceu. Afirmou ainda que o ex-ministro participou de diversas reuniões 
com os dirigentes dos bancos para tratar do assunto”. 

Ora, se as duas declarações foram feitas em circunstâncias semelhantes 
(depoimentos em uma CPI) e para as mesmas pessoas (relatores e responsáveis pelos 
inquéritos), por que a afirmação de Valério desmente a de Dirceu, e não o contrário? Isso 
ilustra bem como o veículo utiliza uma declaração com a intenção de desacreditar alguém – 
que pode ser qualquer um, conforme o valor que a própria revista atribui a cada declaração. 

Na terceira afirmação – “Jamais propus para qualquer deputado, senador ou líder 
qualquer proposta que não fosse lícita” –, novamente Veja utiliza uma declaração de terceiro 
para desmenti-la: “Em entrevista dada ao colunista de VEJA Diogo Mainardi [...] na quinta-
feira, o deputado José Janene, líder do PP, confirma que Dirceu negociou o pagamento de 
600.000 reais para o PP em troca de apoio da bancada”. Novamente, a afirmação de Dirceu é 
desmentida pela de Janene, e não o contrário. A revista admite a priori que somente Dirceu 
mente e exclui a possibilidade de outras fontes estarem mentindo. 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

128  

A quarta afirmação de Dirceu também é desmentida, desta vez por um ofício do 
Ministério da Casa Civil. Disse Dirceu: “Não acompanho mais a vida orgânica do PT desde 
dezembro de 2002”. A revista afirma que no ofício está escrito que Dirceu “se encontrou 14 
vezes com Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, 16 vezes com Silvio Pereira, ex-secretário do 
partido, e 11 vezes com José Genoíno, ex-presidente”. Há uma contradição entre a fala de 
Dirceu e o documento, e este, para a revista, tem mais força. No entanto, encontrar-se com 
tais pessoas não significa necessariamente que Dirceu tenha consciência da “vida orgânica” 
do partido. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

A quinta afirmação de Dirceu (“A informação de que Roberto Marques fez um saque 
de 50.000 reais não é fato. O documento não é reconhecido pelo PT”), segundo Veja, é 
desmentida pelo fato de outros três veículos de comunicação também desmentirem esta 
afirmação, por meio de outras fontes. Veja cita os concorrentes, como a dizer: se até outros 
veículos concordam, então é verdade. 

A edição de CartaCapital de 10.ago.2005 dedica dez páginas aos assuntos 
mencionados na capa. A primeira matéria, “A Conexão Lisboa”, é assinada por Sergio Lirio. O 
tema é exatamente o mesmo da matéria “O embaixador da corrupção”, publicada na página 60 
de Veja da mesma data. 

CartaCapital afirma que o presidente sabia das relações com empresas portuguesas, 
porém, destaca outro motivo: “Como sempre, as denúncias de Jefferson são costuradas a 
partir de fatos reais e facilmente checáveis. Em 2004, Lula recebeu no Palácio do Planalto, em 
duas ocasiões, executivos da Portugal Telecom. Segundo a assessoria da Presidência, as 
audiências foram solicitadas pela empresa para informar Lula dos novos investimentos no 
País.” No parágrafo seguinte, CartaCapital afirma: “Em comunicado, a Portugal Telecom ‘nega 
de forma categórica e veemente que tenha mantido reuniões ou qualquer tipo de contato com 
os senhores Marcos Valério e Emerson Palmieri’ entre os dias 24 e 26 de janeiro.” 

CartaCapital levanta dúvidas sobre a representatividade de Valério nessas viagens a 
Portugal. A legenda de uma foto de Valério diz o seguinte: “ASPONE. Em nome de quem 
Valério falava?” A palavra “ASPONE” (de: “assessor de porcaria nenhuma”) indica um falso 
assessor, alguém que não tem o cargo que se supõe ter ou que diz ter. 

CartaCapital também levanta dúvidas sobre o envolvimento e a relação de Valério com 
homens fortes do governo: “Valério afirma ter ido a Lisboa, na companhia do petebista 
Emerson Palmieri, em janeiro último. De acordo com ele, para tratar de assuntos relacionados 
à venda da Telemig Celular. A informação levanta algumas perguntas: 1) Como Valério, um 
simples publicitário que mal participava do dia-a-dia das empresas, sabia da negociação da 
Telemig Celular, conduzida em sigilo por executivos de São Paulo? 2) Por que ele foi tratar de 
uma transação que havia sido encerrada, sem sucesso, pelo menos um mês antes? 3) Desde 
quando investimentos publicitários milionários de uma grande empresa européia, com ações 
nas bolsas de valores, são definidos em conversas de pé-de-ouvido?” 

Mesmo com as declarações e investigações, a revista afirma que “O real motivo da 
visita do publicitário a Portugal está envolto em mistério. Os supostos participantes dos 
encontros contam versões distintas.” 

Segundo CartaCapital, o ex-ministro português António Mexia “nega que o publicitário 
tenha se apresentado como ‘consultor da Presidência da República’. A informação de que 
Valério havia se apresentado como consultor de Lula havia ouriçado o ânimo da oposição, que 
viu a chance de ligar o presidente ao ‘Valerioduto’”. Poucas linhas depois, a revista conclui: 
“Não há nenhum motivo concreto para acreditar que Lula tenha autorizado Valério a falar em 
seu nome, mas é preciso investigar se o publicitário se sentia à vontade para citar integrantes 
do governo nas visitas a empresários e políticos estrangeiros.” 

Aqui se percebe uma discordância sobre o conteúdo das afirmações de Mexia. Para 
Veja, ele afirmou que recebia Valério como consultor de Lula. Já CartaCapital afirma que as 
palavras de Mexia inocentam o presidente da consciência sobre essas viagens.  

O primeiro parágrafo da matéria seguinte, “Rastros na lama”, assinada por Luiz Alberto 
Weber e Mauricio Dias, isenta o presidente de responsabilidade: “Dois meses após as 
denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson, sem que a oposição conseguisse, como 
tentou, arrastar o presidente para o centro de uma crise grave, os fatos revelados por 
depoimentos e documentos obtidos pela Procuradoria-Geral da República, pela Polícia 
Federal e, também, pela CPI dos Correios comprovam que a política brasileira é regada a 
lama.” 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

129  

Segundo CartaCapital, poucos parágrafos depois, “Dirceu foi à Comissão de Ética e, 
na avaliação de especialistas [sic], saiu-se bem no duelo com Roberto Jefferson.” A revista 
não identifica tais “especialistas”. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

Algumas diferenças continuam claras: CartaCapital preserva a imagem e o nome de 
Lula. Veja tenta convencer o leitor de que a crise passava perto de seu gabinete. 

Na matéria sobre as visitas a Lisboa publicada por Veja, entende-se que Lula e Dirceu 
tinham conhecimento sobre essas viagens. Já CartaCapital isenta Lula e outros petistas do 
conhecimento dessas viagens. 

 

Conclusão 

Embora tenha havido a busca de fontes diretamente envolvidas com os temas tratados 
e a transcrição de suas idéias nas duas revistas, houve clara parcialidade. A intenção de cada 
veículo de priorizar certas declarações em relação a outras, que foram desconsideradas, 
ofereceu aos leitores visões bem diferentes dos fatos. 

Em diversas matérias, ambas as revistas ouviram predominantemente as mesmas 
fontes, porém, o peso atribuído a cada discurso e as tentativas de desmentir ou desqualificar 
depoimentos é uma clara manifestação das visões diferentes dos dois veículos, indicando uma 
prática direcionada e parcial de jornalismo. 

O uso excessivo de adjetivos e a carga fortemente opinativa dos textos de Veja 
evidenciaram uma postura agressiva contra o presidente. A carga opinativa foi além do relato 
dos fatos, influindo no conteúdo noticioso. Já a revista CartaCapital, buscando preservar ao 
máximo a figura de Lula, cria a impressão prévia de sua inocência, indo até mesmo à omissão 
de referências a algumas denúncias contra o presidente. 

Obviamente, não cabe aqui julgar qual das duas publicações estaria sendo 
“verdadeira” ou mais verdadeira do que a outra. O fato é que a leitura de cada revista indica 
“verdades” diferentes, por mais que os fatos noticiados tenham acontecido e por mais que as 
declarações reproduzidas tenham sido efetivamente ditas. Para saber a “verdade”, não basta 
ao leitor informar-se pelo conteúdo de uma ou outra revista, ou mesmo de ambas. A “verdade” 
apresentada nos meios de comunicação nada mais é que um discurso construído com 
aparência de realidade. 

A isenção, a imparcialidade, a neutralidade e a objetividade, sempre tão evocadas 
quando se fala na importância do jornalismo numa sociedade democrática, são valores 
insustentáveis diante de uma análise atenta dos veículos de comunicação. 

No caso analisado neste artigo, embora as publicações possam aparecer aos olhos do 
leitor como veículos de jornalismo informativo ou interpretativo, fiel aos fatos, sem 
“contaminação” de opiniões pré-assumidas, pode-se perceber claramente, com base na 
análise das revistas, a opinião de cada um dos dois veículos sobre Lula. Uma revista quer que 
ele seja impedido. A outra alega que não há provas contra o presidente. Essas posições 
tiveram notável influência na condução do noticiário e na cobertura do “escândalo do 
mensalão”, construindo duas “verdades” distintas. 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

AMARAL, Luiz. 1996. A objetividade jornalística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto. 

A REVISTA NO BRASIL. 2000. São Paulo: Editora Abril. 

ROSSI, Clóvis. 2000. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense. 

MELO, José Marques de. 2003. Jornalismo Opinativo. Campos do Jordão: Mantiqueira. 

PEREIRA JR., Alfredo Eurico Vizeu. 2001. Decidindo o que é notícia. Porto Alegre: 
EDIPUCRS. 

 
PERSPECTIVAS DE LA COMUNICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 

UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

130  

VILAS BOAS, Sérgio. 1996. O estilo magazine. São Paulo: Summus. 



JORNALISMO ESTRÁBICO: VEJA E CARTA CAPITAL NA COBERTURA DO “ESCÂNDALO DO MENSALÃO”. 
TOMÁS EON BARREIROS, DANILO AMOROSO. (pp. 120 – 131). 
 

 
 

131 
Capa de Veja de 10 ago. 05 
PERSPECTIVAS DE LA COMU
UNIVE

Capa de Veja de 17 ago. 05 
Capa de CartaCapital de 10 ago. 05 
Capa de CartaCapital de 17 ago. 05 
 
NICACIÓN  · Vol. 1, Nº 1, 2008  ·  ISSN 0718-4867 
RSIDAD DE LA FRONTERA  ·  TEMUCO  ·  CHILE 

 


